terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FUTMESA: O ano dos tetra-campeonatos!

O futmesa cruzmaltino completou cinco anos de existência em 2008 com a conquista de diversos títulos, sendo quatro tetra-campeonatos. O primeiro deles foi a Copa FEFUMERJ por equipes da modalidade 12 toques, sendo este também o primeiro título do futebol de mesa na gestão de Roberto Dinamite. O quarteto vascaíno, formado por Dudu, Marcelo Lages, Ramos e Rodolfo, venceu a competição de forma invicta, assim como nos anos anteriores(2003,2005 e 2007).

Ainda na mesma modalidade, a equipe se tornou tetra-campeã, sendo o terceiro ano consecutivo, ao vencer o América na final, alcançando assim a hegemonia do futebol de mesa carioca, já que as duas equipes possuíam três títulos cada. Já Thiago Penna conquistou o título estadual individual da categoria adulto, sendo que ele também havia vencido em 2007 e nos anos de 2005 e 2006, ele conquistou o mesmo título na categoria juvenil, completando quatro títulos estaduais consecutivos.

Além disso, Thiago fez história também ao se tornar campeão brasileiro da categoria mais importante do futebol de mesa nacional, adulto ouro, sendo o primeiro atleta do Rio de Janeiro a se sagrar campeão dessa competição, que foi disputada em Blumenau. Igor Quintaes venceu a categoria adulto extra do mesmo campeonato brasileiro.

Completando os principais títulos da modalidade 12 toques, Marcelo Lages conquistou o título estadual individual na categoria master. O mesmo atleta obteve outro título estadual, ao vencer o campeonato de aspirantes na modalidade 3 toques, que trouxe mais dois títulos para clube: Campeonato brasileiro de equipes da série prata, formada pelos atletas Gutto Bittar, Ornelas e Henrique Madeira e Éder Patrocínio que venceu a Copa FEFUMERJ individual.

Mais três títulos estaduais foram conquistados no decorrer do ano em três modalidades diferentes, completando pelo menos um título estadual em cada uma das cinco regras oficiais do futebol de mesa: Thyago "Camarões" venceu a categoria adulto no dadinho, Róbson Marfa foi bi-campeão adulto na modalidade disco e Marquinhos venceu a categoria adulto na pastilha.

Finalizando a lista de títulos, a equipe de pastilha conquistou o tetra-campeonato(2004, 2006, 2007 e 2008) ao vencer o River na final da Taça Rio e como havia conquistado também a Taça Guanabara, ficou com o titulo de forma direta. Vale ressaltar que foi o terceiro título consecutivo e que todas as conquistas foram de forma invicta. A última derrota dessa equipe foi no dia 18.09.2005, único ano em que não se sagrou campeã. São ao todo 31 partidas com 27 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas.

Além dos títulos conquistados, o ano de 2008 ficará marcado na história do futmesa cruzmaltino, pois foi realizado o jogo de número 100 por equipes na modalidade 12 toques contra o Fluminense, no Vasco-Barra no dia 16 de novembro, com vitória cruzmaltina por 37 a 10 pontos. O quarteto que iniciou a partida foi composto pelos quatro atletas que participaram da fundação da Divisão de Futebol de Mesa em 2003 e permanecem no clube até hoje de forma ininterrupta: Marcelo Lages, Dudu, Igor Quintaes e Geraldo Ramos. (FOTO EM ANEXO)

A Divisão de futebol de mesa vascaína termina o ano também com um novo espaço no segundo andar do Ginásio II, o popular Forninho de São Januário, e fazendo parte do projeto de responsabilidade social do clube para 2009, ano este que com certeza continuará sendo repleto de feitos e conquistas para o clube.

FOTO: Na ordem da esquerda pra direita: Dudu, Igor, Marcelo e Ramos.
© Igor Quintaes 2008

mundial de clubes

conheça a cia. do doce

_______unidos por um sonho mundial______

_______unidos por um sonho mundial______